Como medir o volume de concreto para sua obra


concreto-usinado
O cálculo do volume de concreto é uma informação muito importante para fazer a compra do serviço e evitar desperdícios na hora de contratar.

Dentro das etapas iniciais de cada projeto de uma reforma ou uma nova construção, estão a escolha dos materiais que serão utilizados e o cálculo da quantidade de material que será necessário comprar. Por isso, esse orçamento deve ser feito de modo eficiente e assertivo, pois muitos desses materiais precisam ser comprados em uma quantidade mínima, mas com foco em evitar desperdício e prejuízo.

Pensando nisso, João Marcos Lyrio Ramos, coordenador de desenvolvimento técnico de mercado imobiliário da Votorantim Cimentos, comenta sobre algumas dicas de como calcular o volume do concreto de uma estrutura e realizar o pedido de concreto usinado.

Ao utilizarmos como exemplo uma laje que precisará ser concretada, a forma mais simples de calcular o volume ideal de concreto é utilizarmos a área da laje (m²), que é resultado da multiplicação da largura (m) pelo comprimento (m²).

Nesse exemplo, se nossa laje possuir 5 metros de comprimento e 10 metros de largura, ao multiplicarmos essas medidas 50×10, chegaremos ao resultado de 50m² de área. Sendo assim, para fazer o cálculo do volume de concreto necessário para a execução desta laje, devemos multiplicar pela espessura da laje em metros.  

Para transformar a medida de sua laje de centímetro para metro, é necessário dividir por 100 a espessura de sua laje. Se a laje possuir 10cm de espessura, após a divisão, teremos 0,1 metros. Portanto para calcular o volume total de concreto, conforme equação abaixo, multiplicamos 50m² de área total, por 0,1 metros (espessura) e chegaremos aos 5 metros cúbicos de concreto (m³) serão necessários. 

FÓRMULA PARA CÁLCULO DO VOLUME DE CONCRETO:

Uma dica importante é prever a variação de alguma medida e solicitar um volume considerando uma margem de segurança.  No caso do nosso exemplo, o volume ideal de concreto a ser solicitado seria de 5,5m³. Desse modo, para evitar transtornos no momento da sua concretagem, confira as medidas da sua laje e sempre considere um volume adicional entre 10% e 15%.

Confira como calcular o volume de concreto com vídeo abaixo: