Dúvidas Frequentes

Concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por cimento, água, brita, areia e aditivos. A maior parte de sua aplicação é destinada à estrutura das edificações.

 

A Engemix tem uma solução para cada tipo de obra. Confira nossos produtos.

 

Para saber mais, confira no Mapa da Obra

O concreto é o produto mais utilizado nos elementos estruturais das obras: nas fundações, nas lajes, nas vigas e nos pilares.

Quer saber mais sobre eles? Confira:

É a combinação das principais variáveis do concreto, que costumam ser pelo menos 3: resistência, tamanho da brita e slump. Esses três itens podem formar diversas combinações, específicas para cada tipo de obra. Os traços objetivam atingir parâmetros de resistência e fluidez adequados às especificações das normas e dos projetos.

 

Para identificar o concreto ideal é importante entender as 3 principais variáveis que compõe o traço:

 

a. RESISTÊNCIA DO CONCRETO

 

Para cada concreto, existe uma resistência adequada. O FcK (do inglês Resistência Característica do Concreto à Compressão) e sua principal função é garantir que essa estrutura suporte os esforços de cargas – peso da própria construção e tudo que é colocado sobre ela. Essa resistência é medida em MPa (Mega Pascal) e deve ser maior à medida que consideramos circulação de veículos pesados ou exposição à materiais corrosivos.

 

Cada obra deve ter um responsável técnico pela especificação do FcK ideal para cada estrutura, considerando suas particularidades.

 

Entenda mais sobre resistência do concreto clicando aqui.

 

b. SLUMP DO CONCRETO

 

Após a definição da resistência ideal, considerando a estrutura onde ele será aplicado, é preciso definir a fluidez, ou seja, SLUMP – do concreto. Quanto maior o slump, mais fluido será o produto. A fluidez garante que o lançamento e a aplicação do concreto seja ideal para cada tipo de obra.

 

Saiba mais sobre como calcular o slump clicando aqui.

 

c. TAMANHO DA BRITA

 

Outro fator importante para a escolha do concreto ideal é o tamanho das britas utilizadas em sua composição. Concretos que serão bombeados ou com maior fluidez têm maior porcentagem de britas menores.

 

Atualmente, as britas mais encontradas em concretos de aplicação residencial são brita 0 – ou pedrisco – (que mede de 4,8mm a 9,5mm) e a brita 1 (que mede de 9,5mm a 19mm).

 

Outro fator que deve ser levado em consideração na escolha da brita que é a taxa de armadura e/ou a dimensão entre os vergalhões de aço. É comum que se utilize britas menores em estruturas com taxa de armadura alta.

 

Quer saber mais sobre brita? Clique aqui.

Diferentemente do concreto virado em obra, o concreto usinado oferece, além do controle de qualidade de cada matéria-prima utilizada em sua composição, a dosagem ideal de cada um desses componentes. O concreto usinado fornece, portanto, a garantia de que as especificações do tipo de concreto que você precisa sejam cumpridas.

 

Saiba mais sobre o concreto usinado da Engemix clicando aqui.

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³) através de uma fórmula matemática simples: V(m³)= L x C x E, sendo:

 

L = largura (metros), C= comprimento (metros) e E = Espessura (metros).

 

Quando multiplicamos a dimensão do comprimento pela largura, temos a área em metros quadrados (m²). Quando multiplicamos esse resultado pela espessura, temos o resultado em metros cúbicos (m³).

 

Nesse cálculo, também devemos considerar um acréscimo ao volume para possíveis perdas que poderão ocorrer na obra.

O bombeamento tem objetivo de facilitar a aplicação do concreto, economizar tempo e aumentar a produtividade na obra. Além disso, com a utilização das bombas, reduz-se a necessidade de mão-de-obra no canteiro.

 

Isso quer dizer que as bombas transportam o concreto mais rapidamente, mas não alteram a formulação original do concreto.

As bombas estacionárias possuem a mesma eficiência e poder de bombeamento de uma bomba lança. No caso das estacionárias, elas permanecem fixas até que o concreto seja aplicado por meio da colocação de tubulações.

 

As bombas lanças são indicadas para obras que envolvam concretagens em locais mais altos. Com movimentos de até 360º, elas transportam o concreto até o local de aplicação, sem a necessidade de tubulações.

 

Após a realização da concretagem é preciso realizar a cura o concreto. O processo de cura, consiste em manter a água que está presente no concreto, evitando perda de água por evaporação.

 

É preciso tomar esses cuidados para garantir que a cura do concreto aconteça de forma adequada.

A cura do concreto deve ser realizada para evitar que o concreto trinque ou fissure. Além disso, ela minimiza a perda de água pela superfície exposta ao ambiente. É importante salientar que a cura bem-feita assegura uma superfície com a resistência e durabilidade adequadas.

 

SOBRE A ENGEMIX

 

A Engemix é a concreteira da Votorantim Cimentos. Se você já conhece a qualidade dos materiais da Votorantim Cimentos, tem a segurança de comprar concreto a qualidade dos produtos Votorantim. Fundada em 1968, a Engemix tem mais de 40 centrais espalhadas por todo o Brasil.

 

A Engemix atende obras de todos os portes

 

Além está presente em obras de todos os tamanhos. Nossos produtos estão presentes em obras que contribuem com o desenvolvimento do país, como pontes, metrôs ou estádios e também nas casas das famílias brasileiras. O concreto Engemix foi desenvolvido para obras importantes como a sua.

 

TIPOS DE OBRAS

 

 

Saiba mais clicando aqui.

Solicite um orçamento