Concreto de alta resistência (CAR): o que é e para que serve?


concreto

O concreto vem sendo muito utilizado nos últimos anos por ser um material resistente e versátil. Estima-se que o seu consumo mundial chegue próximo a 5,5 bilhões de toneladas por ano.

Com o  aumento das exigências no mercado de construção civil e desempenho estrutural, surgiu a necessidade da produção de concretos mais resistentes. Foi assim que surgiu o concreto de alta resistência (CAR).

Ele pode ser classificado como aquele com valores de resistência acima do concreto comumente utilizado e voltado para obras que exigem maior velocidade. 

Sua aplicação é muito comum em indústrias de pré-moldados, estruturas convencionais ou protendidas, na fabricação de tubos e artefatos e para grandes projetos e empreendimentos, como edifícios e obras marítimas, por exemplo, em que são exigidos concretos com resistência maior que a convencional e velocidade na produção. Isso é possível pelo material ser menos poroso e mais compacto que o comum.

Pode ser considerado de alta resistência o concreto de 50 MPa a 100 MPa. Em nível de comparação, para o meio urbano é utilizado o concreto de 30 MPa.

É importante dizer que a produção desse material exige cuidados específicos, desde a escolha de materiais e a dosagem certa até o controle de qualidade da obra.

Preparação

As dosagens do concreto de alta resistência são geralmente caracterizadas por baixa relação com água/aglomerante, maior consumo de cimento e maior presença de aditivos como plastificantes, retardadores de pega e adição de sílica ativa, tornando a resistência mais elevada e visando diminuir a ocorrência de fenômenos como calor de hidratação, retração térmica e fissuras.

Principais aplicações do concreto de alta resistência:

  • Edifícios;
  • Pontes;
  • Plataformas marítimas;
  • Aplicações especiais;
  • Ambientes com alta agressividade.

Vantagens

  • Economia: diminuição de mão de obra e coleta de materiais (areia, brita e cimento);
  • Desempenho: concreto estrutural de alto desempenho;
  • Praticidade: dispensa betoneiras, instalações elétricas, enxadas, pás etc.;
  • Fácil execução: concreto pronto de rápida liberação e fácil aplicação;
  • Resistência: garantia mediante traço padronizado, livre de erros durante a obra.

A utilização do concreto de alta resistência tende a se intensificar cada vez mais, devido aos inúmeros benefícios que ele traz em comparação a outros materiais no ramo da construção civil.  

A escolha do concreto ideal para o tipo de obra é muito importante. A Engemix trabalha com a Votorantim Cimentos e conta com mais de 50 anos de experiência, ajudando os clientes a realizarem seus sonhos, com qualidade e produtividade na obra.