Concreto protendido: o que é e qual a diferença para o concreto armado


concreto protendido

O concreto protendido surgiu como uma solução para aumentar a resistência do concreto, que possui uma limitação de resistência à tração. Para aumentar a resistência do concreto, são aplicadas forças de protensão por meio de cabos de aço pré-tracionados, que aumentam sua rigidez.

O que é concreto protendido e qual sua importância?

A técnica aplicada no concreto protendido tem como objetivo dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto, melhorando o desempenho das estruturas e utilizando todo o potencial do concreto à compressão. Assim, sua resistência é aumentada e alguns impactos são minimizados, como, por exemplo, fissuras e rachaduras durante e após o processo de fabricação. Além disso, as estruturas se tornam mais estáveis, pois seu peso é consideravelmente reduzido, o que permite que elas suportem cargas mais pesadas ao longo do tempo.

Quais os tipos de concreto protendido?

Atualmente existem dois tipos de protensão, o concreto protendido aderente e o concreto protendido não aderente.

Concreto Protendido Aderente: 

A protensão aderente é utilizada quando há necessidade de protensão de alta densidade. Os cabos de aço são colocados dentro de bainhas metálicas, permitindo um maior número de cabos em uma área concentrada. Após a protensão,  o cimento é injetado para o preenchimento completo da bainha e aderência ao concreto.

Esse tipo de concreto é comumente encontrado em grandes pontes, viadutos, grandes vigas e vãos.

Concreto Protendido Não Aderente: 

Já nesse caso, os cabos utilizados são cobertos com uma proteção de polietileno ou polipropileno, garantindo a não corrosão. A protensão não aderente consiste na criação de tensões prévias que geram compressão no concreto, compensando os esforços de tração quando recebe sobrecargas com tensão de apenas um cabo mestre por vez.

É mais indicado para obras de pequeno a médio porte, como residências, pequenas edificações e áreas comerciais. 

Qual a diferença entre concreto armado e concreto protendido?

Apesar das similaridades, o concreto protendido é considerado uma evolução do concreto armado. A diferença do concreto protendido está nas barras de aço que são submetidas a uma pré-tensão antes da cura do concreto, tornando-o altamente resistente e melhorando o desempenho das estruturas. O concreto armado possui apenas uma estrutura de aço em seu interior.

Vantagens

  • Maior resistência;
  • Menor consumo de aços, tornando a obra mais econômica;
  • Fácil reparo e manutenção;
  • Maior impermeabilidade;
  • Maior versatilidade.

Desvantagens

  • Especialização mais avançada;
  • Maior rigor na execução;
  • Equipamentos específicos.

Obras que utilizaram concreto protendido

Algumas grandes obras espalhadas pelo Brasil utilizaram o concreto protendido. Confira algumas delas: 

MASP.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

concreto protendido

Ponte Rio-Niterói.

Agora que você já conhece mais sobre o concreto protendido, aproveite para acessar nossos conteúdos explicativos sobre o mundo da concretagem. A Engemix trabalha com qualidade e segurança e tem o concreto ideal para obras de todos os tamanhos.