Concreto: O que é? Qual sua relação com o cimento e os principais tipos de concreto


concreto

O canal Papo de Obra visitou uma das usinas da Engemix para mostrar o processo de fabricação do concreto. Descubra como é realizada a operação da usina, o recebimento e a pesagem do material, o controle organizacional, a estocagem do cimento e o carregamento de concreto no caminhão betoneira.

Agora que você viu como funciona o processo de fabricação em uma usina Engemix, saiba mais sobre o concreto.

Como é feito o concreto?

O concreto é composto por cimento, água, pedra, areia e outros aditivos. Em seu processo de fabricação o cimento é hidratado e os outros agregados são adicionados à mistura, obtendo uma pasta resistente e aderente que chamamos de concreto. 

Diferença entre o concreto e o cimento

O cimento é um material independente, composto por um pó fino e leve produzido à base de calcário e outros minerais. Já o concreto é feito à base de cimento e é resultante da mistura de cimento com outros agregados. Sem o cimento, o concreto não pode ser feito. Enquanto o cimento é um material aglomerante, o concreto depois de fabricado está pronto para ser utilizado. O concreto tem como principal função preencher e estruturar espaços, oferecendo resistência e sustentação para as edificações.

Quais os tipos de concreto?

Existem diversos tipos de concreto, e a Engemix tem o concreto ideal para todos os tipos e tamanhos de obra. Confira os tipos de concreto existentes no mercado:

Concreto Virado em Obra: é mais utilizado em obras de pequeno porte. Todo o processo é feito no próprio canteiro de obra de maneira mais simples e manual.

Concreto Usinado (bombeado): esse tipo de concreto é bombeado por meio de tubulações por ser mais fluido. A diferença do concreto usinado para o concreto virado em obra é a quantidade de água. É mais utilizado em obras verticais e maiores, como grandes edifícios ou locais de difícil acesso.

Concreto Armado: nesse tipo de estrutura, barras de aço são incorporadas ao seu interior para aumentar a resistência e tração à flexão. 

Concreto Estrutural: tem uma alta resistência, pois é composto por cabos de aço tracionados juntamente ao concreto. É muito utilizado em fundações, vigas e pilares. 

Concreto Não-Estrutural: geralmente é utilizado em partes não estruturais da obra. Sua composição o torna menos resistente. Quando o concreto não tem como principal função atender a requisitos básicos, pode também ser chamado de concreto magro. 

Concreto de alta resistência (CAR): possui os componente do concreto convencional, porém sua dosagem é mais elaborada, garantindo maiores valores de resistência. É mais utilizado em obras que precisam de uma execução mais rápida como: edifícios, pontes, aplicações especiais ou ambientes com alta agressividade. 

Concreto rolado: é aplicado por meio da compactação de rolos compressores, pois conta com um baixo volume de cimento. Após sua aplicação, recebe uma emulsão para uma impermeabilização. É mais utilizado para pisos de estacionamentos, pavimentação de rodovias e vias urbanas. 

Concreto Autoadensável (CAA): é um tipo de material resistente e estrutural que permite uma fácil aplicação devido à sua grande fluidez, garantindo que o concreto escoe pelas fôrmas e armaduras, preenchendo espaços vazios em uma peça contínua. Costuma ser utilizado em estruturas convencionais e paredes de concreto.

Concreto protendido: tem similaridades com o concreto armado, sua diferença está em suas barras de aço, que são submetidas a uma pré-tensão antes da cura do concreto, tornando-o altamente resistente e melhorando o desempenho das estruturas. É indicado para estruturas com grandes vão e espaços, como lajes, vigas e viadutos. (irei anexar o outro texto – que é a outra pauta).

A Engemix trabalha com diversos tipos de concretos e atende a obras de todos os tamanhos. São 50 anos no mercado de concreto, ajudando nossos clientes a construírem seus sonhos.