Concreto usinado x virado em obra: confira as diferenças


Veja como ter mais precisão e assertividade para atender às especificações

Para se realizar uma obra de pequeno porte é fundamental ter alguns conhecimentos práticos e também de qualidade dos materiais para garantir que a edificação seja realizada da maneira correta e evitar possíveis problemas no futuro como o surgimento de patologias.
O concreto sempre foi um dos materiais mais utilizados nas construções. Isso acontece por conta da sua trabalhabilidade fluida, custo-benefício e alta resistência – características oriundas de uma composição muito simples e que leva basicamente cimento, areia, pedras britadas, água e aditivos especiais que, muitas vezes, já vem com  diversas melhorias diretamente da indústria e varia de acordo com a necessidade de aplicação final do produto.
A mistura dos insumos pode ser realizada de duas formas: virado em obra, que como o próprio nome define, trata-se de um processo realizado de forma mais artesanal no qual o profissional da obra determina a quantidade de produto utilizando baldes de medida; e no segundo caso, a mistura pode ser feita diretamente na indústria, chegando ao concreto usinado. Executado em laboratório seguindo as especificações de traço de cada estrutura de maneira personalizada e precisa, essa solução fornece mais assertividade e segurança para a sua obra.

Confira abaixo os principais pontos de atenção na hora de definir a melhor opção de concreto para a sua obra:

Traço do concreto: no caso de concreto usinado, os insumos são pesados eletronicamente em balanças aferidas, no caso do concreto virado em obra, os materiais são medidos em baldes, de maneira caseira. Isso faz com que o traço obtido pelas concreteiras tenha mais precisão e assertividade para atender às especificações do projeto estrutural.

Volume de água: um ponto de atenção para definir a melhor opção é o controle do volume de água. Quando esta adição não é controlada de forma sistematizada, corre-se o risco de se obter um concreto com resistência menor à esperada, o que acaba colocando em risco a qualidade e a durabilidade da estrutura.

Custos: a comparação de custos entre as duas soluções deve ser realizada da maneira mais racional possível, considerando que o concreto dosado em central possui todo o desenvolvimento tecnológico, processos industriais de controle de qualidade e utilização de aditivos. Deve-se levar em conta também o ganho de produtividade na produção e aplicação do concreto na obra, trazendo redução de custos e encurtamento de prazo de obras

Uniformidade: o concreto usinado apresenta mais uniformidade do que o virado em obra por conta do controle de dosagem dos insumos. Ao entregar uma estrutura realizada com qualidade e uniformidade, certamente, o trabalho do profissional da obra e da empreiteira que está realizando o serviço, será valorizado e recordado pelo cliente final.

Virado ou usinado: como escolher a melhor opção?

Antes de tudo, a escolha do concreto precisa estar ligada a alguns fatores: finalidade da aplicação, qualidade dos insumos utilizados e agilidade no canteiro de obras. O concreto usinado também chamado de concreto dosado em central, geralmente, possui uma qualidade melhor e mais previsível do que a do concreto virado em obra, que é dosado e misturado de modo artesanal diretamente no canteiro de obras.
Grandes construtoras recorrem ao concreto usinado, principalmente, por conta das vantagens financeiras e técnicas, além da qualidade associadas a esse material. Já o concreto produzido em canteiro demanda mais tempo e mão-de-obra para a execução das peças, o que também impacta a produtividade e os custos globais.
 A Engemix, além de atender obras de grande porte e icônicas por todo o Brasil, também oferece soluções para projetos residenciais e de baixa escala. Contamos com produtos e qualidade da Votorantim Cimentos e uma equipe de elite de tecnologia do concreto. Estamos há mais de 50 anos ajudando nossos clientes a realizarem seus sonhos e construírem com segurança e produtividade.

Confira a qualidade do concreto da Engemix. Solicite um orçamento!