Escada de concreto


Escada de concreto

A escada de concreto é um elemento essencial para residências e vem ganhando destaque em projetos de todos os tipos. Ela desempenha a função de ligar um pavimento a outro, portanto é importante para casas com mais de um andar. Além disso, contribui para a beleza e decoração do ambiente, ficando bem em qualquer estilo, minimalista, moderno ou contemporâneo. Ela tem um visual marcante e é muito utilizada para propostas com estilo mais industrial. 

Quais são os tipos de escadas de concreto? 

Escada de concreto reta

É a mais utilizada e conhecida: sendo a mais tradicional, ela é mais simples e básica, fazendo com que leve menos tempo de execução na construção. É utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.

Escada de concreto caracol

Como o próprio nome já diz, essa escada tem uma estrutura que faz uma grande volta, imitando um caracol. Apresenta um design chamativo e diferente, sendo muito utilizada para locais pequenos. A sua construção pode ser um pouco mais demorada, devido a sua estrutura ser mais diferenciada. 

Em formato de U

Essa versão está se tornando muito popular, pois o ambiente fica com um ar mais charmoso e sua estrutura a torna bem dividida. 

Em L

Esta versão é oposta ao formato U. É interessante para lugares mais compactos, pois sua estrutura permite que seja economizado muito espaço.

 Concreto vazado

Essa escada tem degraus vazados e vem conquistando muitas pessoas. Ela se destaca na decoração do local com um toque mais requintado. É mais utilizada para ambientes internos. 

Escada de concreto com viga central

Modern luxury home interior. This is entirely 3D generated image.

É muito prática e se destaca por sua segurança, resistência e beleza. Está sendo cada vez mais utilizada por projetos modernos, pois destaca-se em sua praticidade. 

Como calcular uma escada de concreto? 

Antes mesmo de mostrarmos o passo a passo de como fazer uma escada de concreto, é importante deixarmos a fórmula utilizada para execução. 

Para conseguir concluir o cálculo para dimensionar a escada, é essencial ter duas informações: a altura do espelho – o degrau – (e) e o comprimento do passo (p), que é onde a pessoa apoiará o pé.

Passo a passo para uma escada de concreto?

1. Definir as medidas da escada;

2. Calcular o volume de concreto necessário;

3. Preparar o local onde ela será executada;

4. Começar a desenvolver o molde da escada;

5. Fazer a massa de concreto e preencher o molde;

6. Instalar o corrimão/revestimento. 

Quanto custa uma escada de concreto?

Existem vários fatores que devem ser considerados para você poder chegar ao valor final, como:

– Tamanho;

– Modelo (citados acima);

– Local;

– Acabamento.

Por exemplo, uma escada tradicional terá um valor final mais baixo do que a escada de modelo vazado ou aquelas em U, pois a mão de obra nesse caso é diferenciada. 

Uma média tirada em projetos de escada de concreto é de R$ 2.000. Esse é o valor apenas da estrutura, sem contar a mão de obra do profissional ou o revestimento de sua preferência. 

Vantagens

– Resistência;

– Eficiência;

– Design;

– Diversos modelos;

– Maior diversidade: você escolhe o modelo, o acabamento e detalhes, como o revestimento.

Neste texto vimos que existem modelos de escada de concreto que podem agradar a todos os gostos, com muita eficiência e suprindo a sua necessidade.

A Engemix pode te ajudar com o concreto certo para sua obra.