Piso de concreto: O que é? Vantagens e modelos


Piso de concreto

O concreto é um material muito versátil no ramo da construção civil, isso porque dá para utilizá-lo em diversos formatos e locais, além da possibilidade de poder moldá-lo na forma desejada. 

O piso de concreto, conhecido também como piso industrial ou piso de alto desempenho, era muito utilizado anteriormente em ambientes externos, como supermercados, postos de gasolina, fachadas de novos empreendimentos e residências. Mas nos últimos tempos está ganhando cada vez mais espaço e sendo aplicado em ambientes internos, como casas, lojas e empresas, e se tornando tendência como revestimento.       

Tipos de pisos de concreto

Quando se trata de piso de concreto, há diferentes formas e aplicações, com suas características e funcionalidades diferentes. É importante fazer a escolha correta para que possa estender a durabilidade e garantia do produto final, de acordo com a sua finalidade. 

Pisos de concreto intertravado

Pisos de concreto intertravado

O piso intertravado é muito utilizado em espaços públicos, como calçadas e praças. Eles são compostos por blocos de concreto pré-fabricados e podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores. 

Ele é muito utilizado em áreas comuns, pois é antiderrapante, resistente, sustentável e pode ajudar na prevenção de enchentes, pois evita a impermeabilização do solo. 

Lajotas de concreto

Piso que é composto por lajotas de concreto e costuma ter algum tipo de desenho. Assim como o piso de concreto intertravado, pode ser colorido e ter diversas formas.

As lajotas táteis são necessárias para sinalização, acessibilidade e segurança, por isso são mais utilizadas em ambientes públicos.

Pisos de concreto polido

Esse tipo de piso de concreto é utilizado para lugares com tráfego intenso de pesos, como fábricas e locais com veículos pesados. É um piso muito duradouro e resistente, além de econômico e com uma boa estética, tanto que nos últimos tempos virou uma tendência até mesmo para residências. 

=

Passo a passo da instalação 

Para que a instalação ocorra de maneira segura, é primordial que seja feita por um profissional. 

A instalação ocorre em sete etapas: 

Primeira etapa: após o estudo do terreno é feita a compactação do solo. 

Segunda etapa: preparação da subfase, com pedras ou solo cimento, de acordo com o que foi projetado pela necessidade do ambiente.

Terceira etapa: a instalação de uma barreira de estanqueidade, a fim de evitar que a umidade do solo passe para a superfície, além de uma lona para a proteção e movimentação do piso. 

Quarta etapa: aqui começa a concretagem, de acordo com o tipo de piso de concreto escolhido. 

Quinta etapa: nivelamento do piso, que pode ser reto ou inclinado. Esta etapa é importante para evitar problemas futuros na planicidade do projeto.

Sexta etapa: a cura do piso de concreto, que pode ser feita através de uma manta de feltro ou através da cura química, porém o mais indicado continua sendo o método tradicional. 

Sétima etapa: com a finalização do projeto, é feito o acabamento da superfície com as ‘acabadoras’, por máquinas que irão deixar o piso com maior atrito, lixado ou jateado. Após isso, é feita também uma base de proteção para evitar que todo o trabalho seja prejudicado. 

Vantagens

  • Resistência;
  • durabilidade;
  • baixo custo;
  • fácil instalação;
  • pouca manutenção;
  • versatilidade;
  • sensação de amplitude ao local. 

Cuidados

Como dito, a manutenção é simples, não exige grandes cuidados. Basta a utilização de água e sabão para limpeza, sem necessidade de produtos específicos, e aplicação de cera líquida ou verniz aproximadamente a cada 6 meses, para dar brilho. Com esses cuidados básicos, já é o suficiente para obter um belo aspecto no piso de concreto por longos anos. 

A Engemix trabalha com concreto de qualidade, atendendo a todos os tamanhos de obra, e é um negócio da Votorantim Cimentos, que conta com mais de 50 anos de experiência, ajudando os clientes a realizarem seus sonhos.