O que é laje treliçada? Entenda a diferença entre ela a laje comum


laje treliçada

A laje treliçada é um tipo de laje pré-moldada, composta por vigotas de concreto armado pré-fabricadas com armaduras de aço formando treliças, e essas treliças ficam presas a uma base de concreto. Nos vãos dessa estrutura, é utilizado um material de preenchimento, poliestireno expandido (EPS) ou blocos cerâmicos. 

Qual a diferença entre a laje comum e a laje treliçada?

A laje comum é mais tradicional e é muito utilizada até os dias de hoje. Ela consiste em uma viga de concreto com barras de ferro internas. O diferencial da laje treliçada é uma cobertura externa de aço em treliça que é usada para que ocorra a concretagem, o que a torna mais resistente que a comum. 

Quando seu uso é indicado?

Lajes treliçadas são indicadas para qualquer tipo de obra, mas são comumente utilizadas para obras de pequeno porte, pois são ótimas para quem precisa economizar. Mesmo assim, ainda é crescente o interesse pela utilização da laje treliçada em diversas estruturas, entre elas, obras residenciais, industriais, comerciais, pontes, reservatórios e outras.   

Como é seu processo construtivo?

A sequência mais utilizada pelos construtores para a montagem da laje treliçada consiste em quatro etapas: 

Primeira etapa: ocorre o posicionamento das vigotas treliçadas. Em alguns casos, há a necessidade de um equipamento para o içamento das peças e também a montagem das escoras da laje. É indicado que o contrapiso já esteja pronto aqui. 

Segunda etapa: nesta etapa as vigotas já estarão devidamente alocadas entre as placas. O enchimento deve ser feito com o material escolhido pelo cliente pela necessidade da estrutura.

Terceira etapa: são adicionadas as armaduras complementares, e são posicionadas as instalações hidráulicas e elétricas. 

Quarta etapa: é feita uma vistoria, principalmente ao travamento dos pontaletes e escoras, e checagem, certificando que todas as etapas foram executadas corretamente para começar a preparação da concretagem, em que o concreto deverá cobrir toda a estrutura treliçada, e adensamento da estrutura. 

Vantagens

Em relação aos demais sistemas, a laje treliçada conta com inúmeras vantagens em vários quesitos: 

  • fácil transporte;
  • rapidez na execução;
  • diminuição do uso de madeira;
  • não necessita de mão de obra especializada;
  • redução de resíduos de construção; 
  • maior flexibilidade arquitetônica;
  • conforto térmico devido a materiais utilizados;
  • maior controle tecnológico;
  • estrutura mais leve.

Optar pela laje treliçada apresenta diversas vantagens, mas, para que não ocorra nenhum imprevisto ou intercorrência, é necessário atentar-se ao fornecedor e especificações técnicas. Muito importante também é trabalhar com mão de obra qualificada e com profissionais que conheçam essa tecnologia.