Duvidas Frequentes


O que é concreto?

Concreto √© o material mais utilizado na constru√ß√£o civil, composto por cimento, √°gua, brita, areia e aditivos. A maior parte de sua aplica√ß√£o √© destinada √† estrutura das edifica√ß√Ķes.

A Engemix tem uma solução para cada tipo de obra. Confira nossos produtos.

Para saber mais, confira no Mapa da Obra

Quais as principais aplica√ß√Ķes do concreto?

O concreto √© o produto mais utilizado nos elementos estruturais das obras: nas funda√ß√Ķes, nas lajes, nas vigas e nos pilares.

Quer saber mais sobre eles? Confira:

O que é traço do concreto?

√Č a combina√ß√£o das principais vari√°veis do concreto, que costumam ser pelo menos 3: resist√™ncia, tamanho da brita e slump. Esses tr√™s itens podem formar diversas combina√ß√Ķes, espec√≠ficas para cada tipo de obra. Os tra√ßos objetivam atingir par√Ęmetros de resist√™ncia e fluidez adequados √†s especifica√ß√Ķes das normas e dos projetos.

Para identificar o concreto ideal √© importante entender as 3 principais vari√°veis que comp√Ķe o tra√ßo:

1. RESISTÊNCIA DO CONCRETO

Para cada concreto, existe uma resist√™ncia adequada. O FcK (do ingl√™s Resist√™ncia Caracter√≠stica do Concreto √† Compress√£o) e sua principal fun√ß√£o √© garantir que essa estrutura suporte os esfor√ßos de cargas ‚Äď peso da pr√≥pria constru√ß√£o e tudo que √© colocado sobre ela. Essa resist√™ncia √© medida em MPa (Mega Pascal) e deve ser maior √† medida que consideramos circula√ß√£o de ve√≠culos pesados ou exposi√ß√£o √† materiais corrosivos.

Cada obra deve ter um responsável técnico pela especificação do FcK ideal para cada estrutura, considerando suas particularidades.

Entenda mais sobre resist√™ncia do concreto clicando aqui.

2. SLUMP DO CONCRETO

Ap√≥s a defini√ß√£o da resist√™ncia ideal, considerando a estrutura onde ele ser√° aplicado, √© preciso definir a fluidez, ou seja, SLUMP ‚Äď do concreto. Quanto maior o slump, mais fluido ser√° o produto. A fluidez garante que o lan√ßamento e a aplica√ß√£o do concreto seja ideal para cada tipo de obra.

Saiba mais sobre como calcular o slump clicando aqui.

3. TAMANHO DA BRITA

Outro fator importante para a escolha do concreto ideal é o tamanho das britas utilizadas em sua composição. Concretos que serão bombeados ou com maior fluidez têm maior porcentagem de britas menores.

Atualmente, as britas mais encontradas em concretos de aplica√ß√£o residencial s√£o brita 0 ‚Äď ou pedrisco ‚Äď (que mede de 4,8mm a 9,5mm) e a brita 1 (que mede de 9,5mm a 19mm).

Outro fator que deve ser levado em considera√ß√£o na escolha da brita que √© a taxa de armadura e/ou a dimens√£o entre os vergalh√Ķes de a√ßo. √Č comum que se utilize britas menores em estruturas com taxa de armadura alta.

Quer saber mais sobre brita? Clique aqui.

Por que utilizar o concreto usinado?

Diferentemente do concreto virado em obra, o concreto usinado oferece, al√©m do controle de qualidade de cada mat√©ria-prima utilizada em sua composi√ß√£o, a dosagem ideal de cada um desses componentes. O concreto usinado fornece, portanto, a garantia de que as especifica√ß√Ķes do tipo de concreto que voc√™ precisa sejam cumpridas.

Saiba mais sobre o concreto usinado da Engemix clicando aqui.

Qual o volume ideal de concreto para a minha obra?

O c√°lculo de volume de concreto √© feito em metros c√ļbicos (m¬≥) atrav√©s de uma f√≥rmula matem√°tica simples: V(m¬≥)= L x C x E, sendo:

L = largura (metros), C= comprimento (metros) e E = Espessura (metros).

Quando multiplicamos a dimens√£o do comprimento pela largura, temos a √°rea em metros quadrados (m¬≤). Quando multiplicamos esse resultado pela espessura, temos o resultado em metros c√ļbicos (m¬≥).

Nesse cálculo, também devemos considerar um acréscimo ao volume para possíveis perdas que poderão ocorrer na obra.

Qual a diferença entre concreto bombeado e não bombeado?

O bombeamento tem objetivo de facilitar a aplica√ß√£o do concreto, economizar tempo e aumentar a produtividade na obra. Al√©m disso, com a utiliza√ß√£o das bombas, reduz-se a necessidade de m√£o-de-obra no canteiro.

Isso quer dizer que as bombas transportam o concreto mais rapidamente, mas não alteram a formulação original do concreto.

Qual a diferença entre bombas lanças e bombas estáticas?

As bombas estacion√°rias possuem a mesma efici√™ncia e poder de bombeamento de uma bomba lan√ßa. No caso das estacion√°rias, elas permanecem fixas at√© que o concreto seja aplicado por meio da coloca√ß√£o de tubula√ß√Ķes.

As bombas lan√ßas s√£o indicadas para obras que envolvam concretagens em locais mais altos. Com movimentos de at√© 360¬ļ, elas transportam o concreto at√© o local de aplica√ß√£o, sem a necessidade de tubula√ß√Ķes.

Quais cuidados devo ter após a concretagem?

Após a realização da concretagem é preciso realizar a cura o concreto. O processo de cura, consiste em manter a água que está presente no concreto, evitando perda de água por evaporação.

√Č preciso tomar esses cuidados para garantir que a cura do concreto aconte√ßa de forma adequada.

Qual a import√Ęncia da cura do concreto?

A cura do concreto deve ser realizada para evitar que o concreto trinque ou fissure. Al√©m disso, ela minimiza a perda de √°gua pela superf√≠cie exposta ao ambiente. √Č importante salientar que a cura bem-feita assegura uma superf√≠cie com a resist√™ncia e durabilidade adequadas.

SOBRE A ENGEMIX

A Engemix é a concreteira da Votorantim Cimentos. Se você já conhece a qualidade dos materiais da Votorantim Cimentos, tem a segurança de comprar concreto a qualidade dos produtos Votorantim. Fundada em 1968, a Engemix tem mais de 40 centrais espalhadas por todo o Brasil.

A Engemix atende obras de todos os portes

Al√©m est√° presente em obras de todos os tamanhos. Nossos produtos est√£o presentes em obras que contribuem com o desenvolvimento do pa√≠s, como pontes, metr√īs ou est√°dios e tamb√©m nas casas das fam√≠lias brasileiras. O concreto Engemix foi desenvolvido para obras importantes como a sua.

Tipos de obra

Saiba mais clicando aqui.

A Engemix tem a experi√™ncia necess√°ria para entregar o melhor concreto para sua obra.